Cupom: PRIMEIRA12 (Exceto VEJA)

Lojas
Físicas

Programa
Love Points

Blog Home / Fique por dentro / Qual seu tipo de pisada?

Qual seu tipo de pisada?

pé feminino correndo

Você sabia que cada pessoa tem um tipo de pisada diferente? Quando andamos ou corremos, temos jeitos diferentes de pisar. Algumas pessoas pisam com o pé alinhado, outras com o pé pendendo um pouco para fora ou para dentro. 

Quais são os tipos de pisada?

A pisada é a forma que o pé toca o chão na hora da caminhada ou corrida. Os tipos de pisada são: pisada pronada, pisada neutra e pisada supinada.

descrições dos tipos de pisada, pisada neutra, pisada supitanada e pisada pronada
Reprodução

3 Tipos de pisada

Principalmente para quem faz corrida, os tipos de pisada podem interferir na hora da prática do esporte. Se você sente dores, deve se atentar se não é o tipo de pisada e calçados inapropriados, sendo talvez necessário um calçado apropriado ou exercícios para ajustar a pisada. 

Não é em todos os casos que calçados especiais são necessários. Caso a inclinação da pisada seja leve, talvez não seja necessário, mas se tem uma inclinação mais pronunciada ou sente dor, talvez seja uma boa ideia procurar tênis adequados.

1- Pisada pronada

A pisada pronada consiste em o pé pender para dentro durante a pisada na corrida ou caminhada. Com isso, o peso do corpo é distribuído de forma desigual no pé, podendo acarretar algumas dores e desgaste na parte interna do tênis.

Tênis para pisada pronada

É importante investir em tênis que oferecem estabilidade e suporte na hora da pisada. De prioridade para tênis que possuem suporte de arco mais pronunciado, sistema de amortecimento na região do calcanhar e sistema de estabilidade que visam controlar a pronação excessiva.

2- Pisada neutra

Considerada a forma mais eficiente de praticar corrida, nessa forma de pisada o pé faz o movimento natural e distribui uniformemente o peso corporal. Esse tipo de pisada também inclui: rotação equilibrada do tornozelo e menor probabilidade de lesões com origens de pisadas, além de poder haver algum grau de pronação, mas em menor grau.

Tênis para pisada neutra

Para escolher o tênis ideal para esse tipo de pisada, é relativamente mais fácil, pois não requer uma correção significativa. No entanto, é bom que os tênis tenham algumas características, como: amortecimento moderado e peso leve.

3- Pisada supinada

Na pisada supinada, ao contrário da planada, ao contato com o chão o pé tende a rolar para fora. Assim como na pisada pronada, isso acaba acarretando em uma distribuição desigual do peso corporal e pode acarretar lesões. Nesse tipo de pisada os desgastes tendem a acontecer na parte externa do solado do tênis. Outras características desse tipo de pisada são: rotação excessiva para fora do tornozelo e tendências de joelho e tornozelo pronunciados para fora.

Tênis para pisada supinada

Os tênis ideais para esse tipo de pisada são os com grande capacidade de amortecimento em áreas que o pé faz mais pressão e solado mais largo, garantindo maior estabilidade lateral.

Como saber qual é o meu tipo de pisada?

Molhe levemente a sola do pé e coloque sobre uma folha de papel e então observe o contorno deixado pelo pé. Na pisada pronada a marca deixada pelo pé mostra uma curva pronunciada na região do arco; na pisada neutra a curva será moderada; já na pisada supinada o arco do pé é quase identificável, marcando na folha quase o pé todo. 

Outra forma de identificar o tipo de pisada é verificar o desgaste dos tênis já usados. Na pisada pronada o desgaste será maior na parte interna do solado; na pisada neutra o desgaste será mais uniforme; já na pisada supinada o desgaste será maior na parte externa da sola.

passo a passo de saber o tipo de pisada
Reprodução

Além disso, você pode fazer também testes com profissionais especializados. Caso você esteja sentindo algum desconforto ou esteja procurando tênis para corridas intensas, essa é a opção mais confiável. 

Você sabia que existem diferentes tipos de pisada? Antes de sair, confira tudo sobre o tênis de corrida da Vert, o Vert Running.

Um beijo, e até o próximo post! 🖤