Postado 17 de novembro de 2023 em Lifestyle por Joyce Vieira
A cada quatro anos acontecem os Jogos Olímpicos de Verão, unindo atletas do mundo todo, de diversas modalidades esportivas. No próximo ano, teremos a edição XXXIII (33), os Jogos Olímpicos Paris-2024.
Os Jogos Olímpicos 2024 irão acontecer na França, tendo como sede oficial Paris. É a terceira vez que as Olimpíadas acontecem por lá, tendo anteriormente acontecido em 1900 e 1924.
A edição 33 dos Jogos acontecerão entre os dias 24 de julho e 11 de agosto, com a abertura sendo oficialmente no dia 26 de julho.
As Olimpíadas de 2028 acontecerão em Los Angeles, Estados Unidos.
Os Jogos Olímpicos de 2032 terão como sede a Brisbane, Austrália.
O maior evento esportivo do planeta foi criado com o objetivo de estimular uma competição sadia entre os povos dos cinco continentes existentes no mundo, unindo nesse momento quase todas as nações do planeta através do esporte.
Os Jogos Olímpicos de Paris-2024 terão 48 modalidades e 32 esportes, tendo como novidade da edição anterior o breaking dance e a canoagem slalom extremo. O breaking dance é uma representação artística que teve origem na cultura do hip hop americano, onde um DJ escolhe uma música e os atletas improvisando se enfrentam em coreografias baseadas na batida. As disputas são individuais, em cada música o competidor tem 60 segundos para executar os movimentos.
A canoagem slalom se caracteriza por quatro barcos que competem em um trajeto aquático para concluir o percurso primeiro. Há também duas novas categorias na vela, a Windsurf em que os atletas utilizam os ventos para realizar as manobras e o Kitesurf onde elas são feitas com o auxílio de uma espécie de paraquedas acoplado à cintura.
Por outro lado, deixaram os Jogos o softbol, beisebol e Karatê, sendo que o softbol e o beisebol devem voltar nas próximas Olimpíadas.
Ao todo nas Olimpíadas terão 48 modalidades e 32 esportes, confira a lista completa:
Confira a lista de Comitês Olímpicos Nacionais que tem pelo menos um atleta classificado para a próxima Olímpiada até março de 2023: Albânia, Alemanha, África do Sul, Arábia Saudita, Angélica, Armênia, Austrália, Áustria, Azerbaijão, Bahrein, Bélgica, Bolívia, Bósnia e Herzegovina, Botsuana, Brasil, Bulgária, Burquina Fasso, Camarões, Canadá, Catar, China, Colômbia, Coreia do Sul, Costa do Marfim, Croácia, Cuba, Chipre, Dinamarca, Djibuti, Equador, Egito, Emirados Árabes Unidos, Eritreia, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Estados Unidos, Etiópia, Fiji, Finlândia, França, Gâmbia, Geórgia, Grã-Bretanha, Grécia, Hong-Kong, Índia, Irã, Irlanda, Islândia, Israel, Itália, Japão, Letônia, Libéria, Lituânia, Luxemburgo, Mali, Marrocos, México, Moldávia, Países Baixos, Nigéria, Noruega, Nova Zelândia, Paquistão, Peru, Polônia, Portugal, Quênia, Romênia, República Checa, República Dominicana, Senegal, Sérvia, Suécia, Suíça, Taipé Chinês, Tanzânia, Trinidad e Tobago, Tunísia, Ucrânia, Uganda e Zimbabwe.
O Brasil conquistou 146 vagas para o evento até o momento, sendo 93 mulheres e 43 homens, além de 9 hipismo onde as disputas são abertas. O atleta Alison dos Santos conseguiu duas vagas no atletismo, sendo 400m rasos e 400m com barreiras. Confira os outros atletas classificados:
A expectativa é que o país alcance um número maior no final das classificatórias, sendo a expectativa de chegar perto dos 302 atletas como foi Tóquio-2020.
Até agora o Brasil conta com o apoio de 17 patrocinadores para as Olimpíadas, sendo um dos números mais altos da história. As empresas patrocinadores dos atletas brasileiros são: XP, Medley, Mormaii, Vivo, Smart Fit, Havaianas, Riachuelo, New On, Grupo Águia, Ajinomoto, Peak, Max Recovery, Boali, Estácio, Águia Branca, Aliança Francesa e Subway.
Não esqueça de torcer muito nas Olímpiadas do ano que vem.
Um beijo, e até o próximo post! 🖤