Cupom: PRIMEIRA12 (Exceto VEJA)

Lojas
Físicas

Programa
Love Points

Blog Home / Lifestyle / Paris-2024: Tudo sobre os próximos Jogos Olímpicos

Paris-2024: Tudo sobre os próximos Jogos Olímpicos

logo oficial das olímpiadas paris-2024 e torre eiffel

A cada quatro anos acontecem os Jogos Olímpicos de Verão, unindo atletas do mundo todo, de diversas modalidades esportivas. No próximo ano, teremos a edição XXXIII (33), os Jogos Olímpicos Paris-2024.

Onde vão ser as Olimpíadas de 2024?

Os Jogos Olímpicos 2024 irão acontecer na França, tendo como sede oficial Paris. É a terceira vez que as Olimpíadas acontecem por lá, tendo anteriormente acontecido em 1900 e 1924.

Quando vai acontecer as Olimpíadas de 2024?

A edição 33 dos Jogos acontecerão entre os dias 24 de julho e 11 de agosto, com a abertura sendo oficialmente no dia 26 de julho.

Onde serão os Jogos Olímpicos de 2028?

As Olimpíadas de 2028 acontecerão em Los Angeles, Estados Unidos.

Onde será as Olimpíadas de 2032?

Os Jogos Olímpicos de 2032 terão como sede a Brisbane, Austrália.

Qual é o principal objetivo das Olimpíadas?

O maior evento esportivo do planeta foi criado com o objetivo de estimular uma competição sadia entre os povos dos cinco continentes existentes no mundo, unindo nesse momento quase todas as nações do planeta através do esporte.

Modalidades das Olimpíadas Paris-2024

logo oficial das olímpiadas paris-2024 e torre eiffel no fundo
Reprodução

Os Jogos Olímpicos de Paris-2024 terão 48 modalidades e 32 esportes, tendo como novidade da edição anterior o breaking dance e a canoagem slalom extremo. O breaking dance é uma representação artística que teve origem na cultura do hip hop americano, onde um DJ escolhe uma música e os atletas improvisando se enfrentam em coreografias baseadas na batida. As disputas são individuais, em cada música o competidor tem 60 segundos para executar os movimentos. 

A canoagem slalom se caracteriza por quatro barcos que competem em um trajeto aquático para concluir o percurso primeiro. Há também duas novas categorias na vela, a Windsurf em que os atletas utilizam os ventos para realizar as manobras e o Kitesurf onde elas são feitas com o auxílio de uma espécie de paraquedas acoplado à cintura.

atleta brasileiro participando de competição de canoagem
Reprodução

Por outro lado, deixaram os Jogos o softbol, beisebol e Karatê, sendo que o softbol e o beisebol devem voltar nas próximas Olimpíadas.

Ao todo nas Olimpíadas terão 48 modalidades e 32 esportes, confira a lista completa:

  • Aquáticos: natação competitiva, artística, maratona aquática, saltos ornamentais e polo aquático;
  • Ciclismo: BMX freestyle, BMX Racing, de estrada e de pista;
  • Hipismo: adestramento, salto e concurso completo;
  • Ginástica: artística, rítmica e de trampolim;
  • Outros esportes: tiro com arco, atletismo, badminton, basquete, basquete 3×3, boxe, breaking, canoagem de velocidade e slalom, esgrima, futebol, golfe, handebol, hóquei, judô, pentatlo moderno, remo, rugby, rugby sevens, vela, tiro esportivo, skate, escalada esportiva, surfe, tênis, tênis de mesa, taekwondo, triatlo, vôlei de quadra e de praia, levantamento de peso, luta greco-romana e estilo livre.

Países com representantes para os Jogos Olímpicos Paris-2024

Confira a lista de Comitês Olímpicos Nacionais que tem pelo menos um atleta classificado para a próxima Olímpiada até março de 2023: Albânia, Alemanha, África do Sul, Arábia Saudita, Angélica, Armênia, Austrália, Áustria, Azerbaijão, Bahrein, Bélgica, Bolívia, Bósnia e Herzegovina, Botsuana, Brasil, Bulgária, Burquina Fasso, Camarões, Canadá, Catar, China, Colômbia, Coreia do Sul, Costa do Marfim, Croácia, Cuba, Chipre, Dinamarca, Djibuti, Equador, Egito, Emirados Árabes Unidos, Eritreia, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Estados Unidos, Etiópia, Fiji, Finlândia, França, Gâmbia, Geórgia, Grã-Bretanha, Grécia, Hong-Kong, Índia, Irã, Irlanda, Islândia, Israel, Itália, Japão, Letônia, Libéria, Lituânia, Luxemburgo, Mali, Marrocos, México, Moldávia, Países Baixos, Nigéria, Noruega, Nova Zelândia, Paquistão, Peru, Polônia, Portugal, Quênia, Romênia, República Checa, República Dominicana, Senegal, Sérvia, Suécia, Suíça, Taipé Chinês, Tanzânia, Trinidad e Tobago, Tunísia, Ucrânia, Uganda e Zimbabwe.

Brasil nas Olimpíadas de Paris-2024

O Brasil conquistou 146 vagas para o evento até o momento, sendo 93 mulheres e 43 homens, além de 9 hipismo onde as disputas são abertas. O atleta Alison dos Santos conseguiu duas vagas no atletismo, sendo 400m rasos e 400m com barreiras. Confira os outros atletas classificados:

  • Atletismo: Almir Júnior em salto triplo, Caio Bonfim em marcha atlética, Daniel Nascimento em maratona, Darlan Romani em arremesso de peso, Érica Sena em marcha atlética, Erik Cardoso em 100m rasos, Felipe Bardi em 100m rasos, Lucas Carvalho em 400m rasos, Rafael Pereira em 110m com barreiras e Viviane Lyra em marcha atlética;
  • Boxe: Abner Teixeira (+92kg), Bárbara dos Santos (66kg), Beatriz Ferreira (60kg), Caroline Almeida (50kg), Jucielen Romeu (57kg), Keno Marley (92kg), Michael Douglas Trindade (51kg), Tatiane Chagas (54kg) e Wanderley Pereira (80kg);
  • Canoagem velocidade: Isaquias Queiroz C1 1000m;
  • Canoagem slalom: Ana Sátila e Omira Estácia;
  • Ciclismo: Paola Reis em Ciclismo BMX assegurou uma vaga para o Brasil, mas não necessariamente para ela, outra atleta brasileira pode preenchê-la dependendo do critério adotado pela Confederação Brasileira de Ciclismo, o país também conta com mais uma vaga masculina e feminina em Ciclismo Estrada;
  • Futebol: O futebol feminino garantiu 18 vagas para os Jogos Olímpicos. A seleção brasileira de futebol feminino foi a primeira equipe a garantir a vaga;
  • Ginástica Artística: Diogo Soares, um atleta masculino a definir e uma equipe feminina com cinco atletas;
  • Ginástica: Bárbara Domingos e conjunto de mais cinco atletas na Ginástica Rítmica e Alice Gomes na Ginástica Trampolim;
  • Handebol: A equipe feminina de futebol venceu o jogo Pan-Americanos e garantiu doze vagas;
  • Hipismo: O Brasil conquistou nove vagas no Hipismo, podendo ser inscrito quatro conjuntos para os jogos, três titulares e um reserva. 
  • Natação: Beatriz Dizotti (1500m livre feminino), Gabrielle Roncatto (400m livre feminino), Guilherme Caribé (100m livre masculino), Guilherme Costa (400m livre masculino), Kayky Mota (100m borboleta) e Maria Fernanda Costa (400m livre feminino);
  • Pentatlo Moderno: Isabela Abreu;
  • Rúgbi: Após conquistar o Pré-Olímpico de Rugby Sevens as Yaras garantiram doze vagas na competição;
  • Saltos Ornamentais: Ingrid Oliveira e Isaac Souza;
  • Surfe: Filipe Toledo, João Chianca e Tatiana Weston-Webb;
  • Tênis: Laura Pigossi;
  • Tênis de Mesa: Equipe Feminina e Feminina garantiram três vagas cada, além de mais duas individuais cada, totalizando seis atletas;
  • Tiro com arco: Marcus D’Almeida e Ana Clara Machado;
  • Tiro esportivo: Philipe Chateaubriand;
  • Vela: Bruno Lobo, Mateus Isaac, Samuel Albrecht e Gabriel Sá, Martine Grael e Kahena Kunze;
  • Vôlei: A seleção brasileira de vôlei feminina e masculina se classificaram para Paris-2024 e ao todo garantiram vinte quatro vagas.

A expectativa é que o país alcance um número maior no final das classificatórias, sendo a expectativa de chegar perto dos 302 atletas como foi Tóquio-2020.

meninas do vôlei posando para foto segurando boné comemorando a classificação para as olimpiadas
Reprodução

Patrocinadores do Comitê Olímpico do Brasil nas Olímpiadas de Paris-2024

Até agora o Brasil conta com o apoio de 17 patrocinadores para as Olimpíadas, sendo um dos números mais altos da história. As empresas patrocinadores dos atletas brasileiros são: XP, Medley, Mormaii, Vivo, Smart Fit, Havaianas, Riachuelo, New On, Grupo Águia, Ajinomoto, Peak, Max Recovery, Boali, Estácio, Águia Branca, Aliança Francesa e Subway.

mascote do brasil para as olímpiadas 2024
Reprodução

Não esqueça de torcer muito nas Olímpiadas do ano que vem.

Um beijo, e até o próximo post! 🖤