Postado 2 de junho de 2022 em Fique por dentro, Lifestyle, Moda, Tá rolando na loja por Aysha Guimarães
Sustentabilidade é o tema do momento! Geralmente quando falamos de sustentabilidade logo pensamos em energia eólica, meios de transportes não poluentes, reflorestamento e até mesmo em reciclagem.
Porém, você sabia que a indústria da moda é responsável por 32 das 57 milhões de toneladas globais de emissão de gás carbônico na atmosfera? Sabia que com pequenas atitudes podemos diminuir esse número? Não? Então aqui vão algumas dicas para você fazer parte de uma moda mais consciente, limpa e sustentável!
Sustentabilidade é a capacidade de sustentação ou conservação de um processo ou sistema. Dentro da sustentabilidade há um termo chamado de “Tripé da Sustentabilidade”, ele é baseado em três fatores:
O consumidor sustentável é aquele que vai além de procurar consumir de marcas com o selo eco ou eco-friendly, esse consumidor também analisa se a compra é realmente necessária ou apenas por impulso, ele procura meios que podem ser inseridos no seu dia-a-dia para fazer com que ele consuma apenas o que precisa se atentando a origem do mesmo.
O mercado fashion tem causado impactos gigantescos no meio ambiente. Esta indústria é a que mais utiliza água mundialmente, gastando cerca de 93 bilhões de metros cúbicos, o que equivale a 37 milhões de piscinas olímpicas anualmente, sem contar as 20% de água industrial que também é poluída por este mercado. Além disso, a indústria da moda é responsável pelo uso de produtos químicos perigosos.
Com o crescimento da tecnologia tudo ficou muito rápido, com o passar dos anos os consumidores sentiram a necessidade de comprar em grandes quantidades sem se importar com a origem e qualidade dos produtos, surgindo assim o fast fashion.
A prática do fast fashion foi iniciada na década de 70 com as grandes marcas que sentiram a necessidade de suprir uma demanda de moda cada vez mais ampla e diversificada. As marcas. O fast fashion consiste na produção de modelos de roupas, acessórios e sapatos que são fabricados rapidamente e em larga escala, porém também são descartados e substituídos com a mesma rapidez da sua fabricação, além disso o fast fashion também é um dos maiores responsáveis por mão de obra escrava, infantil e em situações precárias .
Com o impacto do fast fashion houve a necessidade de algo inverso a isso. O Slow Fashion foi criado por volta de 2004. O slow fashion prioriza muitos tópicos em seus ideais, alguns deles como:
Como vimos anteriormente o mercado fashion é um dos maiores mercados poluentes nos dias atuais. Com a expansão do impacto deste mercado no meio ambiente, houve também o crescimento de pessoas preocupadas com isso, muitos grupos, ongs e instituições trabalham ativamente para reduzir o efeito causado por esta indústria.
Existem algumas atitudes que as empresas podem adotar para se tornar uma empresa mais sustentável, são elas:
Ok, mas o que é Upcycling? O Upcycling é um método usado para diminuir a quantidade de resíduo têxtil, visando usar estes resíduos e peças que seriam descartadas para transformá-las em novas peças com uma vida útil prolongada, algumas vezes até dobrar ou triplicar a vida da peça.
Com a pandemia, o número de pessoas em casa cresceu, as pessoas encontraram o upcycling como uma forma de ocupar o tempo. Muitos consumidores fizeram suas próprias roupas a partir do “diy” ou do famoso “faça você mesmo”, além disso também ocorreu o surgimento de marcas especializadas em upcycling.
Você sabia que nós da Menina Shoes trabalhamos com algumas marcas sustentáveis e veganas? Não? Então aqui vão algumas marcas para te incentivar a consumir de forma consciente!
A Melissa é um marca 100% cruelty-free, ou seja, ela não realiza teste em animais em nenhum momento, é uma marca com selo eco-friendly, tem emissões de carbono reduzidas, é fabricada no Brasil, é reciclável e tem 30% do seu material gerado em fábrica reciclado. Além disso, a Melissa também abraça algumas iniciativas como: Educação de qualidade, igualdade de gênero, emprego digno e crescimento econômico, consumo e produção responsáveis.
A Vert é também é uma marca vegana e sustentável, os tênis da Vert são confeccionados em 100% algodão orgânico, inovando também em materiais veganos como o C.W.L. e a camurça Vegana.
O Consumo Consciente e a Moda Sustentável são pontes de um passo gigante para o futuro, se adaptar a mudanças como essa é algo importante para a conservação do nosso planeta.
Mas me conta, o que você acha sobre essa tendência Upcycling? Eu sou adepta e amo!!!
Beijos, até logo!