Postado 5 de dezembro de 2023 em Fique por dentro, Lifestyle por Joyce Vieira
Você + um destino + uma mochila = uma jornada de experiência e descobertas. Um mochilão geralmente é um tipo de viagem que busca experiências mais autênticas e um mergulho na cultura local. Geralmente associado a um tipo de viagem que visa a simplicidade e não carregar muitas coisas, já que uma mochila oferece um espaço limitado.
Mochilão é uma viagem de baixo custo, onde procura se economizar em hospedagem, transporte e alimentação e por isso a viagem se dá apenas com uma mochila, não precisando pagar um despacho de mala.
Sim, desde que as medidas da mochila não ultrapassem as medidas máximas de bagagem de bordo. Caso ultrapasse, a mochila precisará ser despachada.
O mochilão consiste em uma viagem sozinho ou em grupo que geralmente é organizado pelas próprias viagens para conhecer um ou mais lugares em uma viagem geralmente mais simples e barata.
Alguns itens, como maquiagem e acessórios, são dispensáveis na viagem de mochilão, mas alguns itens são indispensáveis na organização da mochila da sua viagem. Entre os itens estão itens básicos como documentação, roupas, kit de primeiros socorros e eletrônicos. Confira:
Documentos: Não esqueça os documentos necessários — RG, passaporte, documento de vacinação — para o lugar onde você está indo e os deixe sempre à mão.
Dinheiro e cartões: Sei que quando decidimos viajar optamos geralmente por levar cartões de crédito e débito, mas ter um pouco de dinheiro a mão pode ajudar muito em algum lugar que não aceita cartões, então leve com você. Caso seu mochilão seja para fora do país, não esqueça de conferir se os seus cartões estão habilitados para serem usados em compras internacionais.
Roupas e calçados: As roupas e os calçados são os itens que mais ocupam espaço, mas são indispensáveis na hora da viagem. Tente separar roupas que podem ser usadas mais vezes, sapatos confortáveis e se atente sempre ao clima do destino.
Kit de primeiro socorros: Não esqueça de curativos, analgésicos, medicamentos de uso diário e dependendo do local, um bom repelente de insetos.
Kit de higiene: Itens como shampoo, condicionador, sabonete, escova e pasta de dente são indispensáveis. Dependendo da duração da viagem opte por levar aqueles potinhos menores feitos para viagem e que não ocupam muito espaço.
Eletrônicos: Além do seu celular e outros itens eletrônicos que pretende levar, não esqueça dos carregadores e possíveis adaptadores de tomadas pois dependendo do destino eles serão indispensáveis.
Itens extras: Itens como cadeado, saco de dormir, protetor solar e garrafa de água reutilizável podem ser extremamente necessários durante a sua viagem. Considere levar também um e-reader ou livro para momentos que precisem de entretenimentos mais tranquilos.
Como já dissemos anteriormente, quem opta por fazer um mochilão geralmente organiza a viagem sozinho com o objetivo de economizar. Confira algumas dicas:
O orçamento que você tem para viajar impacta diretamente dependendo do lugar que você irá viajar. Tem países onde o real é mais valorizado, então para uma viagem mais tranquila é bom que você escolha um desses lugares se o orçamento estiver mais apertado. Entre eles estão: Marrocos, México, Uruguai, Argentina e Colômbia.
Na hora de definir o orçamento, estabeleça expectativas de gastos com transporte, hospedagem, alimentação, passeios que pretende fazer e uma reserva para emergências.
Após escolher o país ou estado que pretende visitar e o orçamento, estabeleça o que é imprescindível para você conhecer e o que você não faz muita questão. Faça um itinerário que permita ajustes de acordo com as necessidades e de prioridade para passeios não pagos para conseguir aproveitar mais lugares.
Assim que definir o local e data do mochilão, reserve as passagens aéreas, hospedagem e confira os documentos necessários para entrar no país. Confira se o país de destino precisa de passaporte e/ou visto ou se o país tem acordo com o Brasil e você pode viajar para lá apenas com o RG.
Antes de viajar, pesquise na internet e anote todas as informações de emergência que você pode precisar. Entre eles estão os números de emergência do local como ambulância e bombeiros, possíveis contatos que você tenha por lá e o número da embaixada brasileira no país. Além disso, leve em consideração a contratação de um seguro viagem, mesmo que no país de destino não seja obrigatório.
Para organizar sua mochila de viagem é muito importante se atentar a organização para que assim consiga organizá-la da forma mais eficiente possível. Para isso, confira algumas dicas:
As mochilas da The North Face são resistentes e com alças super confortáveis. Além disso, elas são resistentes à água, e contam com compartimento para pequenos objetos facilitando a sua organização.
As mochilas Kånken da Fjällräven são produzidas a partir de Vinylon F, uma fibra sintética que oferece um material mais resistente e durável, perfeito para seu mochilão. Essa mochila foi produzida em 1978 com o objetivo de aliviar as dores nas costas das crianças suecas e se tornou uma das mochilas mais usadas atualmente. Ela é confortável, durável e perfeita para a sua viagem.
Além disso, você também pode conferir algumas opções de mochilas da Puma, Nike, Jansport, Kipling e Farm para escolher sua preferida para ser seu mochilão de viagem.
Uma das melhores dicas que eu poderia te dar é que você aproveite muito o seu mochilão. Imprevistos acontecem, mas lide com eles da melhor forma possível e aproveite muito esse momento.
Um beijo, e até o próximo post! 🖤