Postado 13 de setembro de 2022 em Fique por dentro, Lifestyle por Lorrayne Perozzo
Não é de hoje que os vídeos de lancheiras infantis tem bombado no YouTube e no TikTok. Nestes vídeos, as mães montam as lancheiras das crianças de forma bem lúdica e procuram optar por alimentos mais saudáveis. Podemos acompanhar as mães fazendo pãezinhos em forma de Mickey, de coração, de florzinhas, entre outros. Além disso, também tem as frutinhas cortadas de forma fofa e criativa e outras comidinhas.
Mesmo que você não tenha filhos, provavelmente já viu algum desses vídeos. Casimiro, que é jornalista esportivo e youtuber, ficou super conhecido por seus vídeos de react e um dos temas que o streamer adora reagir e que bombam em seu canal são os vídeos da youtuber Thalita Campedelli montando as lancheiras dos seus 6 filhos.
Podemos dizer que Thalita é uma pioneira quando o assunto são as lancheiras lúdicas das crianças. Ela começou a postar vídeos de receitinhas e de como montava as lancheiras dos seus filhos há mais ou menos 4 anos. Thalita é mãe do Bernardo, de 12 anos, Tomás, de 10, Nina, de 8, Bento, de 5, José de 3 e da Rosa, que tem poucos meses.
Os vídeos da lancheira da Nina são os que mais fizeram sucesso, mas Thalita prepara a lancheira de todos os filhos com o mesmo cuidado e carinho.
Thalita mora fora do Brasil há vários anos por conta da profissão do seu marido que é diplomata brasileiro. Quando começou a gravar os vídeos das lancheiras das crianças ela morava em Moscou, na Rússia, mas desde 2020 a família mora em Roma, Itália.
Paloma Boff ficou conhecida no TikTok quando seus vídeos montando a lancheira da sua filha Valentina viralizaram. Ela, o marido e a filha moram em Portugal, e ela começou a fazer lancheiras bonitinhas para a Valentina principalmente porque a menina estava começando em uma escola nova em que ela não conhecia ninguém.
Fora do país de origem, a mãe pensou que preparar o lanche da escola com comidinhas lúdicas mostrariam à filha o amor e o carinho com que aquilo tinha sido feito e assim, ajudaria Valentina a passar por esse momento de fase inicial em um país novo.
Assim como Thalita, Paloma grava tanto as receitas que faz, quanto a montagem da lancheira. A sua receitinha mais famosa é a panqueca do Mickey.
Se você está em dúvida sobre como montar e o que enviar na lancheira escolar do seu filho, uma ótima dica é acompanhar o canal da Thalita e da Paloma, para ficar por dentro de todas as receitinhas.
Além disso, no quesito de se preocupar com a boa alimentação da criança, a melhor escolha sempre é enviar para o lanche da escola comidas mais naturais, evitando os processados.
Para uma lancheira saudável, o interessante é que tenha uma combinação entre vitamina, carboidrato e proteína.
Vitamina: Você pode enviar frutas ou vegetais para que a criança consuma as vitaminas necessárias. É importante relembrar que é preferível que seja consumido a própria fruta do que o suco.
Carboidrato: O carboidrato é fonte de energia, que é super importante para a criança poder correr e fazer suas atividades escolares. Você pode enviar pãezinhos, tapioca, bolo e bolachas ou biscoitos.
Proteína: Para ter uma lancheira com proteína, você pode escolher enviar iogurte, ovo de codorna, alguma receita que vá frango, nuts (castanha, nozes, amêndoa, avelã, amendoim) e vale até uma pasta de amendoim.
Também é muito importante que a criança se mantenha hidratada, então é legal sempre enviar para a escola bastante água e não incentivar que ela troque a água pelo suco. Caso você envie um suquinho para acompanhar o lanche, opte por um suco natural e de preferência sem açúcar.
Ah, e caso você queira montar uma lancheira divertida, colorida e lúdica para o seu filho e não tem tempo de preparar os lanchinhos em formatos de personagens ou figuras, uma boa dica é ir nas cores. Você pode ter uma lancheira colorida e com divisórias, picar as frutinhas e cortar os outros alimentos normalmente, mas colocando em uma forma de cupcake de silicone e usar guardanapos, garfinhos e colherzinhas coloridas.
Assim, você consegue enviar para o lanche escolar uma lancheira que vai atrair a criança, mas sem tanto esforço, deixando a parte lúdica mais para os acessórios.
É legal comprar uma lancheira térmica, para que o lanche permaneça quentinho ou fresco até a hora do recreio da criança. A lancheira pode ser da mesma estampa da mochila ou de cor semelhante, para assim, formar o kit escolar combinando.