Postado 27 de julho de 2023 em Fique por dentro, Lifestyle por Joyce Vieira
Beatriz — Bia — Haddad Maia é uma tenista brasileira que vem ganhando cada dia mais popularidade e recordes jogando tênis. Ela tem 27 anos, nasceu em 30 de maio de 1996, em São Paulo e começou a jogar tênis jovem, desde cedo mostrando talento e conquistando diversos títulos em competições juvenis.
A tenista começou a treinar aos 5 anos, mas desde muito antes brincava com as raquetes. Com 3 anos, ela começou as primeiras raquetadas na Funny Tennis, academia em que sua mãe, Lais Haddad dava aula. Antes de finalmente decidir por tênis, a atleta também experimentou judô, futebol e ginástica olímpica.
Aos 14 anos, Bia optou por dedicar sua vida ao tênis de quadra, saindo de sua cidade natal e deixando família e amigos para se dedicar ao próprio desenvolvimento no esporte. Passou então a ser treinada por Larri Passos, lendário técnico do tênis Guga e alcançou a 15ª posição no ranking juvenil feminino.
Nos últimos anos a tenista vem tendo uma ascensão ainda maior no esporte, mas esse caminho já encontrou alguns percalços.
No dia 23 de julho de 2019 Beatriz Haddad acabou suspensa pela Federação de Tênis (ITF) após detectar uma substância proibida no exame antidoping realizado em um torneio na Croácia, em junho do mesmo ano. Após recursos dos advogados, a defesa convenceu a Federação que as substâncias encontradas teriam vindo de uma contaminação de outros medicamentos na hora de produzir e a suspensão acabou sendo de “apenas” 10 meses. Há casos em que a suspensão chega a ser de 2 a 4 anos. A atleta poderia voltar a jogar em maio de 2020, mas voltou apenas em junho devido a pandemia de Covid-19.
Desde a volta às quadras a atleta tem se dedicado nos treinos e jogos, para conquistar as competições
Grand Slam são os quatro eventos anuais mais importantes do tênis. São as competições que oferecem o maior número de pontos no ranking mundial, além de prêmios em dinheiro e atenção midiática. Os títulos dessas competições são chamados de Títulos de Grand Slam, e são os Australian Open, Roland Garros, Wimbledon e US Open. Confira os desempenhos da tenista nas competições deste ano.
Na participação do Australian Open, em sua primeira participação como cabeça de chave, ela teve um desempenho irregular e acabou eliminada por Nuria Parrizas Díaz após o primeiro jogo.
Roland Garros é um torneio francês de tênis, sendo um dos quatro Grand Slams. Na edição deste ano, Bia Haddad — única representante brasileira na chave feminina simples — foi eliminada na semifinal por Iga Swiatek, que acabou ganhando a competição na final contra Karolina Muchova.
Em julho, Bia infelizmente teve a campanha na Wimbledon interrompida por uma lesão. Durante o jogo das oitavas de final com a tenista Elena Rybakina, ainda no primeiro set, ela precisou abandonar a competição após sofrer um problema na região lombar. A atleta já havia passado por problemas físicos no final do mês passado, precisando deixar o WTA 500 de Eastbourne também nas oitavas de final, enquanto enfrentava Petra Martic.
Em agosto, acontecerá a quarta principal competição do tênis, a US Open. A tenista já está confirmada e começa na competição a partir do dia 28, no entanto, enquanto isso a atleta brigará pelo WTA Finals. No US Open 2022, Bia acabou eliminada da competição individual na segunda rodada.
Bia tem dois títulos simples, no WTAs de Nottingham e Birmingham, ambos conquistados em 2022 e disputados em quadras de grama. Em duplas, ela possui mais cinco vitórias, Bogotá (2015 e 2017), Sidney e Nottingham (2022) e Madri (2023). Além disso, ela também ganhou dois títulos no 125k e 24 no ITF.
Bia vive uma ascensão em sua carreira, conquistando mais público e engajamento nas redes sociais, e isso refletiu diretamente nos patrocínios da atleta. Até o final do ano passado a tenista era patrocinada pela Joma, Angá e Eqilibri, mas em dezembro fechou também com a Itaú Personnalité e no início deste ano com a Prudential, e a expectativa é que esse número cresça ainda mais.
Para quem gosta de praticar atividades fisicas e dedicar parte da vida ao esporte um tênis confortável é indispensável. A linha Tormo da Fila é perfeita para esse momento e você encontra quatro cores diferentes na Menina Shoes.
Gostou de saber mais sobre a atleta? Se você gosta de ler sobre a trajetória de personalidades, confira meus textos sobre a Dua Lipa, Millie Bobby Brown e Jenna Ortega. Aproveite também para comentar quem você também quer ver por aqui!
Um beijo, e até o próximo post!