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3 Grifes de luxo que adotaram o Resale

A revenda de produtos de luxo já faz parte do cotidiano de muita gente sendo até considerada o esporte da geração Z. Geralmente vemos produtos de marcas como Prada e Louis Vuitton sendo revendidos pelos próprios consumidores, atualmente grifes e marcas de fast fashion como Valentino, Balenciaga e Zara deram muito o que falar ao adotarem medidas que fazem parte do mundo de resale.

Cada marca tem se identificado e assumido um modelo de resale, a Valentino, por exemplo, adotou um método de revenda das peças vintage, incentivando que consumidores que possuíssem produtos desse segmento vendessem de volta para a loja em troca de créditos para usar em produtos novos. Até maio de 2022 cerca de 130 marcas já adotaram algum método de resale. Ficou curioso para saber mais sobre esse modelo de moda circular? Continue aqui e conheça 5 grifes e marcas de fast fashion que tem repercutido mundialmente por adotar o Resale!

Balenciaga

A grife conhecida por seus produtos peculiares não perdeu tempo e já entrou para o mercado de resale em setembro deste ano! A marca desenvolveu um método de consignação onde consumidor devolve para a marca um de seus produtos usados que passa por uma verificação de identidade e é precificada, após isso a marca disponibiliza em mais de 20 marketplaces secundários. Assim que o item é revendido, o cliente recebe o dinheiro ou um valor em crédito que é cerca de 20% superior ao valor que seria recebido em dinheiro, tornando Balenciaga a grife com a maior taxa de pagamento e crédito do mercado. De acordo com a marca o programa de revenda é feito para encorajar as práticas de redução, reutilização e reciclagem, além de “premiar” clientes por sua participação. 

Valentino

A grife Italiana também não poderia ficar de fora, a Valentino entrou no mercado do resale com Valentino Vintage. Com a intenção de dar vida a coleções passadas, a marca lançou em outubro um projeto onde pedia aos donos de itens vintage que os revendessem para a marca, que anunciava em plataformas de marketplace voltada para produtos vintage em troca de créditos na loja para as novas coleções.

Zara

Considerada uma fast fashion de “luxo”, a Zara tem caminhado para um posicionamento de marca mais consciente após uma cobrança dos compradores e também dos investidores, dada a alta pegada de carbono da cadeia industrial de vestuário. A marca disponibilizou inicialmente para clientes britânicos opções de revenda, consertos e doações chamado Pre-Owned que foi lançado no dia 3 de novembro e funciona em todas as frentes de venda (lojas físicas, aplicativo e site). Os clientes que quiserem desapegar de algum item poderá publicar fotos do produto, em seguida a própria marca da uma descrição detalhada de cada um, já a venda fica por conta dos próprios vendedores da rede.

É válido lembrar que também existem grifes que optam pelo resale em plataformas como Reflaunt e The Realreal. Outras plataformas como Amazon já tem um espaço onde os consumidores também podem anunciar seus produtos para venda lá.

Mas o que tem tornado o resale de luxo algo tão polêmico é o questionamento “Resale realmente é sustentável ou só mais uma forma de incentivo ao consumo maquiado de moda circular?” Grandes ativistas têm se posicionado sobre esse novo método de moda circular.

Eu particularmente acredito que é um método que precisa ser ainda mais desenvolvido, mas ainda assim é inegável que é uma forma de moda circular. Mas e você, me conta aqui o que achou do resale de luxo!

Beijos, até o próximo post! 😘