Cupom: PRIMEIRA12 (Exceto VEJA)

Lojas
Físicas

Programa
Love Points

Blog Home / Beleza / O protetor solar na rotina de skincare

O protetor solar na rotina de skincare

protetor solar

Uma das principais e mais importantes etapas da skincare é a proteção solar. Ela ajuda na prevensão de manchas na pele causadas pelo sol, envelhecimento precoce e câncer de pele.

Mesmo quando não saímos de casa e/ou está nublado é preciso passar o protetor solar, pois os raios solares atravessam as nuvens e entram pela janela, prejudicando nossa pele mesmo assim. Imagina o mal que faz o contato direto com o sol, né? 

O que é FPS do protetor solar?

O FPS é o fator de proteção, quanto mais baixo, menor é o tempo que a pele ficará protegida. Um protetor fator 50, por exemplo, vai ter uma proteção 20 vezes maior que o de fator 30

Funciona mais ou menos assim: vamos supor que em um dia de exposição de sol intensa sua pele em 10 minutos de exposição já fique vermelha e irritada, com um protetor de FPS 50 levará, em média 500 minutos (mais de oito horas) para isso acontecer. Então, caso o protetor tenha FPS menor ou maior, só refazer a conta do tempo vezes o fator de proteção.

Porém, essa não é uma ciência exata, já que depende também da quantidade aplicada de produto, reaplicação nível de transpiração da pessoa, e se teve contato com a água. 

A quantidade recomendada de filtro solar são três dedos para rosto e pescoço e uma colher de sopa para cada membro, principalmente nos dias de verão intenso.

O ideal é reaplicar o protetor solar a cada vez que entrar e sair da água, ou três em três horas, principalmente quando em contato excessivo com o sol. Até por isso, quanto mais o fator de proteção, melhor, pois ele sempre vai durar. 

protetor solar nas costas
Reprodução

O que são raios UVA e UVB?

São raios ultravioletas do tipo A e do tipo B. Os raios UVA representam 95% da radiação solar e penetram a pele mais profundamente e é o principal responsável pelas manchas e envelhecimento precoce, enquanto os raios UVB representam os outros 5% e são mais responsáveis pelas queimaduras e bronzeamento da pele. Mas atenção: os dois aumentam os riscos de câncer de pele, então o ideal é usar um protetor solar que protege dos dois tipos de raios.

Pode usar protetor solar de corpo no rosto?

Esse é um assunto polêmico rs. O que interfere no nível de proteção é o fator do protetor, não se ele foi feito para corpo ou rosto, porém, os protetores faciais tem uma fórmula voltada para a pele do nosso rosto, que muitas vezes adere melhor, tem substâncias anti-idade e componentes que geralmente não nos dão espinha. Então poder, pode, mas não é o mais recomendável. Mas caso essa seja sua única opção, melhor do que não usar protetor, né?

protetor solar de rosto no corpoprotetor solar de rosto no corpo
Reprodução

5 Tipos de protetor solar

Existem alguns tipos de protetores solares, mas esses são alguns dos mais conhecidos e utilizados.

1- Protetor solar em creme

protetor solar em creme

O protetor solar em creme é o mais fácil de ser encontrado em qualquer lugar. Adere bem a pele, é fácil de aplicar e até ajuda na hidratação das peles mais secas.

2- Protetor solar em spray

protetor solar com spray

A vantagem do protetor solar em spray é a facilidade de espalhar, porém o recomendado é que seja utilizado apenas no corpo porque tem uma textura mais oleosa. 

3- Protetor solar em gel 

protetor solar em gel

O protetor solar em gel promete desaparecer na pele, sendo perfeito para ser usado antes da maquiagem. Além disso, como ele é à base de água, não aumenta a oleosidade da pele, deixando ela sequinha por mais tempo.

4- Protetor solar em pó

protetor solar em pó

O protetor solar em pó é perfeito para carregar na bolsa e reaplicar durante o dia, principalmente para quem usa maquiagem frequentemente. Usar somente ele não é o mais indicado, pois é mais difícil ter certeza se passou realmente no rosto todo. De prioridade para outro na primeira aplicação e use ele na hora de reaplicar.

5 Protetor solar com cor

protetor solar com cor

O protetor solar com cor está virando um dos queridinhos, pois além de proteger ele ajuda a uniformizar a pele. Mas atenção, não confunda maquiagem que contém FPS com o protetor com cor, já que somente a maquiagem não protege nossa pele. Outra vantagem do protetor com cor é que além de ele proteger dos raios UVA e UVB também protege contra os danos causados pelas lâmpadas e luzes dos aparelhos eletrônicos.


Me conta nos comentários se você usa protetor solar regularmente e qual seu preferido.

Um beijo, e até o próximo post! ❤️