Postado 24 de abril de 2023 em Beleza, Lifestyle por Janaine Bagatini
Tem o cabelo comprido e está pensando em renovar o visual? Que tal apostar em uma franja? Seja a franja lateral, a mais curtinha ou a clássica, essa é uma excelente forma de mudar seu estilo e, de quebra, deixar o look mais moderno e jovem.
Nos últimos tempos, a franja com cabelo comprido tem conquistado um número cada vez maior de seguidores, devido às suas diversas variações e amplas possibilidades. Com cortes que se adequam a diferentes formatos de rosto, como redondo, oval e quadrado, além de tipos de nariz, essa tendência tem opções para todos os gostos e preferências.
Se você está em dúvida de qual tipo de franja fazer, este artigo é para você. Aqui selecionei algumas inspirações e indiquei quais formatos de rosto são indicados para cada corte. Mas lembre-se: são apenas dicas, você pode usar a franja que preferir e que mais tiver a ver com o seu estilo e suas preferências!
A franja lateral funciona bem em todos os formatos de rostos, mas costuma ser muito indicada para quem tem rosto redondo, já que cria a ilusão de um rosto mais alongado. Confira algumas inspirações de franja lateral:
A curtain bang ou franja cortina é, como o próprio nome sugere, é uma franja que parece uma cortina. Dividida ao meio, ela emoldura os dois lados do rosto, de forma suave e ampla. Esse tipo de franja forma um degradê, sendo mais curta no centro e mais longa nas laterais.
A franja cortina combina com todos os tipos de rosto, mas também funciona muito bem com quem tem o rosto mais redondo.
A franja reta combina muito bem com rostos ovais e com rosto formato coração. Como é uma franja mais romântica, funciona bem com quem tem traços mais fortes, para equilibrar a composição.
As baby bangs, ou franjas curtas, são uma tendência e já conquistaram as fashionistas no mundo todo! Elas são mais curtinhas que as franjas tradicionais – geralmente até a metade da testa – e podem ser usadas no formato reto ou bagunçadas e com as pontas desconexas.
Apostar em baby bangs é uma forma prática e rápida de deixar o seu look mais ousado! Confere só algumas ideias:
A franja rala é um tipo de franja mais fina e espaçada, com menos cabelos concentrados em uma mesma área, o que confere um aspecto mais leve e delicado ao visual. Geralmente, a franja rala é cortada na altura das sobrancelhas ou um pouco abaixo delas, e pode ser usada em diversos tipos de rosto, dependendo da forma como é cortada e estilizada.
A franja bardot é similar à franja cortina, porém é uma versão mais volumosa. Esse estilo costumava ser usado por Brigitte Bardot, por isso recebeu esse nome.
Embora seja mais recomendada pessoas com rostos ovais ou redondos, a franja Bardot é extremamente versátil e pode ser usada por rostos com diversas características. Uma das vantagens desse corte é que ele não exige manutenção frequente, o que o torna ainda mais prático e fácil de cuidar.
Muitas pessaos que têm franja têm dificuldades de cuidar do corte. Por isso, trouxe algumas referências para ajudar você e tornar esse processo mais simples e automático.
A forma como você seca sua franja faz toda a diferença! É recomendado posicionar o jato do secador de cima para baixo, para evitar o frizz e garantir um acabamento mais uniforme. Se você deseja uma franja curvada, é indicado utilizar uma escova para modelar os fios durante a secagem. Agora, se você prefere a franja reta, modele os fios para dentro, em direção à testa, para obter um resultado mais alinhado e simétrico.
Por ter contato com a pele do rosto, os cabelos da franja costumam ficar mais oleosos. Por isso, quando você não tiver tempo para lavar o cabelo na correria do dia a dia, uma dica é apostar em shampoo a seco. Tenha esse produto sempre à mão, na bolsa, e garanta uma aparência fresca e renovada, sem precisar lavar o cabelo todos os dias.
Fazer um corte correto é o primeiro passo para garantir que sua franja ficará como você deseja. Por isso, nem pense em cortar a franja em casa se você não tiver experiência, OK? Os hairstylists têm treinamento e habilidades para cortar a franja de acordo com o formato do rosto, as características do cabelo e o estilo pessoal de cada cliente. Isso significa que eles sabem como adaptar o corte da franja para valorizar as feições de cada pessoa, criando um visual harmônico e elegante.
Então, gostou das dicas que preparei sobre cabelo longo com franja? Qual desses tipos de franjas mais lhe agrada?
Beijos e até o próximo post. <3