Postado 27 de setembro de 2022 em Fique por dentro, Moda por Lorrayne Perozzo
A marca de luxo é conhecida mundialmente e nos últimos anos os seus produtos se tornaram polêmicos, dividindo a opinião do público. Há quem ame as criações super diferentes e inovadoras e há quem ache muito estranho.
Antes de falarmos mais sobre os itens mais diferentões da marca, vamos conhecer um pouco mais sobre a Balenciaga?
A Balenciaga é uma marca de grife espanhola, criada pelo alfaiate Cristóbal Balenciaga Eizaguirre em 1919. Cristóbal era filho de costureira e começou a sua carreira muito jovem, aos 12 anos, quando criou o seu primeiro vestido.
O primeiro ateliê de Balenciaga foi aberto na cidade de San Sebastian, na Espanha. O sucesso foi tanto, que logo depois ele abriu outros dois ateliês: em Madri e em Barcelona. Em seus três espaços, Balenciaga tinha como clientes a família real e a aristocracia espanhola da primeira metade do século XX.
Em 1936 se iniciou a Guerra Civil Espanhola, e foi aí que Balenciaga resolveu fechar seus ateliês e mudar para outro país. Na França, ele abriu A Casa Balenciaga, frequentada pela alta sociedade francesa e diversas celebridades da época.
Com criações criativas e impecáveis, Balenciaga colecionava fãs da marca de luxo desde o início. A já falecida editora da Vogue e Harper’s Bazaar, Diana Vreeland, dizia que “Em um Balenciaga, você era a única mulher na sala, nenhuma outra mulher existia”.
Cristóbal Balenciaga faleceu em 1972 e durante anos a marca ficou à beira do esquecimento. Em 1997, a Balenciaga voltou aos holofotes com a com a entrada do estilista Nicolas Ghesquière.
Mas foi a partir da contratação de Demna Gvasalia como diretor criativo da marca que a Balenciaga ficou hypada como a gente está vendo nos últimos anos.
Demna Gvasalia é um estilista nascido na Geórgia, país do leste Europeu. Formado em economia e em moda pela Royal Academy of Fine Arts, Demna é com certeza um dos maiores estilistas do momento!
Não é possível falar sobre as polêmicas e os itens icônicos da Balenciaga sem comentar sobre o principal criador desses produtos, não é mesmo?
Agora que já falamos das pessoas que fizeram a Balenciaga ser a marca que é: Cristóbal Balenciaga e Demna Gvasalia, vamos falar sobre os produtos que geraram o maior rebuliço na internet?
Em maio deste ano, a Balenciaga lançou o seu modelo de tênis Paris Sneaker na versão destroyed, o modelo que lembra o estilo de um tênis All Star, recebe um visual sujo e todo destruído nas fotos da campanha. Mas a verdade é que os tênis vendidos não são tão destruídos quanto nas imagens que foram usadas na campanha de marketing, isso porque o intuito da marca era mostrar que o tênis poderia durar uma vida inteira e ficar daquele jeito depois de anos de uso.
Embora tenha a aparência desgastada, o tênis Balenciaga vendido no site da marca não é tão impactante quanto as imagens que tínhamos visto.
Vocês se lembram desse Crocs? Na semana de moda, que aconteceu em outubro de 2017, vimos nas passarelas do desfile da Balenciaga o modelo chamado de Foam, a plataforma é de 10 cm e possui vários patches. Essa parceria entre a Balenciaga e a Crocs deu super certo, tanto que em 2021 eles lançaram uma nova versão em salto alto.
O Crocs, por si só, já é um sapato polêmico, não é mesmo? Muita gente detesta o design, mas as fashionistas compraram a ideia, tanto que o modelo do Crocs plataforma da Balenciaga esgotou rapidinho.
Depois da parceria que rolou em 2017, a Balenciaga voltou com mais um modelo de Crocs. Essa versão conta com um salto fino, mas o restante do modelo é o mesmo do clássico e já conhecido Crocs.
Esse é mais um modelo que chamou a atenção, e faz parte da linha seguida por Demna Gvasalia, que mescla o feio e bonito e causa toda uma polêmica. Essa parceria entre a Balenciaga e a Vibram, trouxe modelos de tênis e sapatos de salto com a divisão para os dedos.
A Vibram já tinha o modelo de calçado chamado de FiveFingers, que possui solado de borracha e tem como proposta ser um sapato para atividades ao ar livre. E foi inspirado nesse modelo já existente, que a Balenciaga criou os modelos que apareceram na passarela em outubro de 2020.
Literalmente, uma camiseta camisa. É no mínimo exótico, não é mesmo? A peça lançada em 2018 pode ser usada de duas formas, ou a camiseta com a camisa pendurada na parte da frente ou usar a camisa com a camiseta pendurada nas costas.
Essa bolsa é mais recente e foi criada pensando na Guerra da Ucrânia. Demna Gvasalia disse que a intenção do modelo chamado de Trash Pouch (bolsa de lixo) era realmente causar um escândalo na moda.
Quando a Kim Kardashian apareceu usando esse acessório, causou muita controvérsia entre o público. Inspirada na face shield usada durante a pandemia do Covid, aquelas em acrílico usadas principalmente pelos profissionais de saúde, sabe?
A Balenciaga lançou esse item que cobre completamente o rosto e a cabeça e causou dúvidas nas pessoas que se perguntavam se era um capacete, uma máscara e se dava pra enxergar normalmente com o acessório.
A Gkay também usou a face shield Balenciaga durante o evento MTV Miaw e respondeu as dúvidas, dizendo que a visão era igual a de usar um óculos.
Custando mais de mil reais, o brinco é um laço de cadarço e foi lançado agora em agosto. A marca diz que o acessório tem a intenção de incorporar objetos do dia a dia nas coleções.
No início deste ano, Kim Kardashian usou um look todo de fita adesiva muito parecida com as fitas usadas pelos policiais. O visual foi usado durante um desfile da Balenciaga e também chamou a atenção!
Sim, era tudo montagem! No começo deste mês, viralizou a foto do Justin Bieber usando um chinelo Balenciaga feito de garrafa pet. Chamado de Bottle Slippers, o chinelo supostamente estaria sendo vendido no site da marca por aproximadamente R$4.600,00 e gerou muitos comentários no Twitter, com o pessoal de cara com o chinelo.
Na verdade, a foto original era do cantor em um look todo Balenciaga, porém de tênis!
Qual calçado você acha mais polêmico e estranho? Tem algum que você usaria? Me conta aqui nos comentários!
Beijo, beijo e até o próximo post!