Postado 14 de março de 2023 em Fique por dentro, Moda, Tá rolando na loja por Joyce Vieira
Diferente de antigamente que a moda era comprar, comprar e comprar, hoje cada dia mais vem aumentando a discussão sobre a moda sustentável e consumo consciente. Afinal, os recursos naturais são finitos, e grande parte do nosso lixo demora muito a se decompor — o plástico, por exemplo, estima-se que demora em média 450 anos para se decompor, como ele foi criado em 1862 todo o plástico usado até hoje no mundo não se decompôs.
Então a discussão de reciclar o lixo, usar produtos com matéria prima reciclada e que não agridam o ambiente vem cada dia ganhando mais força, e com isso várias marcas e fabricantes têm começado a se preocupar também com o tema, inclusive algumas marcas de sapatos.
A marca de tênis Vert, por exemplo, desde sua criação busca o equilíbrio ecológico e sustentável. A marca usa na sua fabricação borracha nativa da Amazônia comprada diretamente dos seringueiros para garantir as regras de comércio justo, couro ecológico e tem também diversos modelos veganos.
A Vans também foi uma das marcas que entrou nessa visão mais sustentável, assumindo compromissos a serem cumpridos até 2030, entre eles:
O tênis ecológico Vans é uma releitura do Vans Ultrarange, que é conhecido pelo conforto que traz a sensação de estar pisando nas nuvens. Nessa nova versão, o Vans Ultrarange Vr3 tem o solado EcoWaffle, que é feito com borracha natural de origem responsável, entressola EcoCush, feita com pelo menos 50% de espuma de EVA de base ecológica, além do algodão orgânico, PET reciclado e nylon reciclado.
Esse tênis Vert é feito com algodão 100% orgânico e poliéster 100% reciclado, que vem de garrafas plásticas recicladas. As garrafas são trituradas e transformadas em fibras aqui no Brasil. Em cada par de Vert B-Mesh são utilizadas três garrafas plásticas que antes estariam poluindo o meio ambiente.
Primeiro tênis da Melissa Free Hug feito em EVA Biobased. O legal desse tipo de material é que ele é feito da cana-de-açúcar, que emite menos gases poluentes.
Me conta nos comentários o que você acha dessa nova prática de calçados sustentáveis.
Um beijo, e até o próximo post! 🖤